quinta-feira, 2 de julho de 2009

Corredor de Biodiversidade do Araguaia.

Durante os dias 23 a 27 de Junho de 2009, foi realizada a X Expedição Científica Araguaia, como parte integrante do Projeto ARAGUAIA: IMPLEMENTANDO O CORREDOR DE BIODIVERSIDADE DO RIO ARAGUAIA: CONSERVANDO ESPÉCIES, MANEJANDO RECURSOS E PRESERVANDO CULTURAS, um projeto que está sendo implementado pelo Instituto Onça Pintada (IOP), IBAMA/GO e Earthwatch Institute. Foi percorrido um trecho de 385 Km no Rio Araguaia, desde a sua nascente próxima ao Parque Nacional das Emas/GO até as cidades de Aragarças/GO e Barra do Garças/MT. Esta expedição contou com a participaçao de 64 pessoas, entre pesquisadores, técnicos, empresários e colaboradores, que representaram 15 institutições distintas. O Objetivo da expedição foi o de levantar informações sobre a fauna silvestre com ênfase nas espécies onça-pintada, ariranha, boto-rosa, jacaré-açu e piraíba, e sobre a situação de conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo do rio.
Nos cinco dias de expedição, foram identificados 284 impactos ambientais que foram registrados com o auxílio de GPS para se ter informações das coordenadas geográficas dos mesmos. Dentre estes impactos ficou caracterizado a degradação ou falta de APP. Com relação à fauna Silvestre foram relatadas 84 evidências da presença de animais, foram avistamentos, rastros, fezes entre outras. A partir destas evidências os animais foram classificados em suas respectivas Classes, sendo: Mamíferos (11 espécies), Répteis (05 espécies) e Aves (82 espécies).
Ficamos felizes pelos resultados obtidos ao final da expedição e orgulhosos de termos um representante do Instituto Biguá participando deste tão importante trabalho, e que este seja o primeiro de uma série de outros que surgirão em prol da conservação do nosso Araguaia e de sua Fauna e Flora.

Parabéns Instituto Onça Pintada e Parceiros pela iniciativa!!!! Parabéns Instituto Biguá pela participação!!!

O Gerente Executivo do Biguá participando da Expedição Científica do Araguaia

Barranco caindo às margens do Araguaia

Pausa para o Lanche em uma das variadas praias do Araguaia

Uma das tantas maravilhosas cachoeiras do Araguaia

Uma Parte da Equipe... A outra estava pra trás...

O Gerente Executivo do Biguá, Fábio, ao lado do maior especialista de onças do Brasil e do Mundo, o Presidente do Inst. Onça Pintada, Leandro Silveira.

Um comentário: