domingo, 30 de agosto de 2009

Pequi.

No Tocantins, de Agosto a meados de Outubro, começa a época de floração de uma espécie vegetal muito utilizada na culinária local e como meio de geração de renda para muitas famílias: o Pequi (Cariocar brasiliense). Dele também é extraído o azeite, e seus frutos podem ser consumidos crus ou cozidos com arroz e frango.
O pequizeiro é uma árvore que habita cerrados, cerradões e matas secas ao longo de todo o bioma Cerrado, sendo que queimadas recorrentes podem manter o pequizeiro na forma de subarbusto, em campos sujos; possui ramos grossos normalmente tortuosos, casca cinzenta com fissuras longitudinais e cristas descontínuas; folhas são compostas, trifolioladas; opostas (desenvolvem-se duas de cada nó do ramo); os folíolos podem medir até 20 cm de comprimento e são recobertos por densa pilosidade, assim como as extremidades dos ramos; suas flores de até 8 cm de diâmetro, são hermafroditas, compostas por cinco pétalas esbranquiçadas, livres entre si, com numerosos e vistosos estames (masculinos). O pequizeiro floresce durante os meses de agosto a novembro, com frutos madurando a partir de setembro (normalmente novembro) até o início de fevereiro. (Fonte:
http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/pequi.html).
Além de sua importância para os seres humanos, existe a importância ecológica do Pequi para as espécies da fauna que habitam os locais onde se encontram as árvores. As flores atraem grande quantidade de abelhas que aujdam na polinização das flores das plantas, um exemplo é a grande quantidade de frutos. Após as flores caírem ao chão servem de alimentos para veados, pacas e cutias, onde infelizmente caçadores se aproveitam deste momento de alimentação destes animais para matá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário