quarta-feira, 28 de abril de 2010

Combate ao roubo de ovos de tartaruga no Brasil.

A ação da polícia ambiental no Rio Grande do Sul já é reflexo da atitude corajosa de ONGs da Costa Rica que chamaram atenção do Mundo inteiro para um grave problema ao registrarem e espalharem as imagens chocantes contra a natureza do saque AUTORIZADO de ovos de tartaruga, revelando a face cruel desta falácia de "manejo sustentável", que estimula mais ainda o saque para consumo de ovos de tartaruga que é tradicional naquele País - a iguaria passou a ser oferecida também para os turistas estrangeiros.

PARA A MAMÃE NATUREZA NÃO FAZ DIFERENÇA SE UMA AGRESSÃO É AUTORIZADA OU NÃO

As imagens são a pura expressão da verdade da dimensão do problema. Infelizmente, a denúncia procede. A população local realmente saqueia quantidades aburdas de ovos das tartarugas para vender aos restaurantes e com autorização das autoridades da Costa Rica.

Saiba tudo sobre as consequências desastrosas deste projeto macabro de "manejo sustentável" de ovos de tartaruga nas praias da Costa Rica, que já teve até matéria citando o problema no jornal The New York Times. Acesse a matéria no link que está no texto do blog

http://ra-bugio.blogspot.com/

O BRASIL TAMBÉM TEM ESTE PROBLEMA DO ROUBO DE OVOS DE TARTARUGA

Encontrados 50 mil de ovos de tartaruga na zona rural do Rio Grande do Sul

Jornal O GLOBO - 08/01/2010 às 13h52m

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/01/08/encontrados-50-mil-de-ovos-de-tartaruga-na-zona-rural-do-rio-grande-do-sul-915489343.asp

PORTO ALEGRE - A Companhia Ambiental de Pelotas confirmou no final da manhã desta sexta-feira que cerca de 50 mil ovos de tartarugas da espécie tigre-d'água foram encontrados em dez canteiros na localidade de Barra Falsa, zona rural de Rio Grande. A informação inicial era de que pelo menos 10 mil ovos estariam enterrados no local.

Trinta policiais militares participam da ação que encerra uma operação iniciada há seis meses.Os ovos são coletados nas margens do Canal São Gonçalo e enterrados à espera da eclosão. Famílias que estavam no local foram detidas enquanto a BM faz um levantamento dos envolvidos. A operação segue durante todo o dia.

Biólogos e veterinários do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão no local. Os ovos serão removidos ainda hoje. A polícia trabalha com a possibilidade de contrabando dos animais para fora do país e do estado, além da venda para criação doméstica.



Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul – SC http://www.ra-bugio.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário