domingo, 1 de novembro de 2009

Piracema.

Piracema é o termo utilizado quando os peixes nadam contra a correnteza "subindo" os rios até suas cabeceiras para fazerem a postura de seus ovos. O principal objetivo desta "subida" dos peixes nada mais é do que o instinto de perpetuar sua espécie através da reprodução.Neste percurso enfrentam obstáculos naturais como cachoeiras e corredeiras, e em alguns pontos, obstáculos artificiais como Usinas Hidroelétricas, que na maioria das vezes interrompem este comportamento dos peixes. Além destes obstáculos, os cardumes ainda tem que se livrar, talvez, do pior deles: a pesca predatória. Pescadores oportunistas aproveitam este momento onde os peixes estão se deslocando em grandes cardumes para utilizarem-se de algumas covardias como, redes, tarrafas, armadilhas, etc, sem se importar com o recurso pesqueiro daquele rio e da quantidade de individuos. A piracema é o principal fator para a manutenção dos recursos pesqueiros de um determinado rio, mas a pesca predatória, a cada ano que passa, vem fazendo com que os individuos de determinadas espécies diminuam.
A fim de propiciar uma certa proteção aos peixes neste período o IBAMA regulamenta a pesca no Brasil em rios federais, que são aqueles interestaduais, e os órgão ambientais dos estados regulamentam a pesca nos rios internos de seu estado de acordo com suas caracteristicas e necessidades. No Tocantins esta regulamentação fica a cargo do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins.
Na última sexta-feira (30/10/2009), na sede do Naturatins, em Palmas/TO, foi assinada a Portaria nº. 678 que estipula a Piracema dos rios e lagos interiores do estado. A medida começa a vigorar no dia 01/11/2009 e vale até 28/02/2010, onde dispõe sobre o período de defeso da desova dos peixes e proibe qualquer forma de pesca no estado, inclusive a esportiva, excetuando-se a pesca de subsitência por parte dos ribeirinhos.
Por isso companheiros temos que respeitar este período para garantir por muito tempo a quantidade e a qualidade dos peixes dos rios do nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário